Free Forums with no limits on posts or members.
InvisionFree - Free Forum Hosting
Welcome to Shinobi Field - Origens. We hope you enjoy your visit.

You're currently viewing our forum as a guest. This means you are limited to certain areas of the board and there are some features you can't use. If you join our community, you'll be able to access member-only sections, and use many member-only features such as customizing your profile, sending personal messages, and voting in polls. Registration is simple, fast, and completely free.

Join our community!

If you're already a member please log in to your account to access all of our features:

Name:   Password:

Bem vindos ao Shinobi Field Origens
Staff

Administradores

Balin

Nuwanda

Keitaro

Jack

Tokoga

Mural

O Pergaminho de Grandine
Após o Chunnin Shiken, a SFO tem orgulho de apresentar o 2º Grande Evento do Fórum, que promete causar grandes impactos nas vidas dos shinobis envolvidos! Enquanto os jogadores ainda não precisam atuar diretamente, acompanhem os posts, se inteirem do cenário relacionado ao Evento e preparem-se para se surpreenderem!
No mais,
não esqueçam de se divertir!
Clique aqui!

Mudanças!
Várias mudanças sempre ocorrem nos jutsus do fórum, fiquem atentos as News que sempre procuramos trabalhar para equilibrar as coisas.Lembrem de avisar caso encontrem algum erro.
Links úteis

Tópicos Importantes

Agradecimentos Especiais

Tabela de Cores

Funções de Cada Um

Grupo de MSN

Calculadora de Atributos

Firefox

Pages: (2) [1] 2  ( Go to first unread post )

Roleplay RULEZ!, discutindo sobre especialidades
Negi
Posted: Mar 24 2011, 12:03 AM

Member
Group Icon

Group: Chunnin
Member No.: 61

Se você quer dar uma olhada rápida do que se trata o tópico, leia o que está em vermelho primeiro!

Olá Galere!

É, eu ando meio sumido, e eu ando extremamente ALIENADO da área de dúvidas, criticas e sugestões, que já foi uma das minhas áreas preferidas do fórum! Então, me desculpem se eu estiver sugerindo algo que já foi sugerido, mas....

Já pensaram em colocar algum sistema de especialidades?

Tipo, vou me explicar melhor. Vejam bem:
A SF1 amadureceu MUITO, HORRORES, PACAS, e incrivelmente desde sua criação. Hoje nós temos um sistema diversificado, que trabalha com uma funcionalidade, vista a complexidade, que é incrivel. Temos jutsus elementais, armas, armas especiais, estilos de luta!

Mas sabe o que eu percebi? Nós nos limitamos muito ao combate.
Veja bem, combate não é ruim! Todos gostam de inovar nas lutas, fazer mil e uma idéias, combinar mil e um jutsus, ou as vezes, só mandar o cara dar mil vezes um soco na barriga do outro até ele sangrar, mas não é essa a questão! Nenhum RPG tem só combate, e mesmo nós, não vivemos só disso.

Canso de ver em missões os senseis inventando mil e uma situações para testar nossa criatividade. Eu percebo que muitos senseis aqui pensam tanto na melhor forma de fazer uma missão possivel, que até as vezes "por acidente" induzem os gennins a seguirem caminhos onde o uso de um jutsu deles, de uma maneira não convencional, pode tornar o caminho mais fácil, como por exemplo...deixar o cara que tem jutsus doton de procurar passagens secretas, ou usar o chakra kuiin no jutsu para absorver chakra de uma casa construida com um planta que suga chakra para ele poder quebrar ela mais facilmente =P...coisas assim.

Todo mundo acha isso divertido, mas eu acho que tem uma grande limitação aí, que é simplesmente isso de depender dos jutsus. Habilidades extra oficiais, como...montar um quebra cabeça, ou se guiar em um labirinto, exigem as vezes uma superestimação dos atributos, que , por mais que valida (afinal, alguém com mais sabedoria, tecnicamente, saberia se guiar melhor num labirinto) as vezes tornam dificil quantificar a coisa.

Por isso eu tava pensando que seira legal ter um sistema de especialidades! Coisas bobas, tipo... habilidade em pescaria, pintura, instrumentos musicais, logica labirintica,... e coistas do tipo.

O problema deu sugerir isso, é que sempre achei que a ideia n seria bem aceita, pq seria mais algo pra se gastar em pontos, e dificilmente alguém ia deixar de comprar um jutsu pra conseguir tocar um aboé melhor que os outros. Mas daí eu pensei em fazer disso algo então TOTALMENTE fora do nosso sistema!

Seria algo novo, que visaria depender o MINIMO possivel do nosso sistema, de modo que não ia necessitar nenhuma mudança drastica.

Você começaria sua ficha com algo do tipo.... 2 slots para escolher uma especialidade. Vamos supor que o nosso amigo, o Ninja Otaku, queira que ele seja bom em pintura e em pescaria, pois o ninja Otaku foi um personagem criado para ser um cara calmo, que gosta de relaxar, pescar seu peixe, e desenhar seus esboços de manga. Os dois slots permitiriam ele a ter um aumento interpretativo muito maior de seu personagem! Além disso, o Ninja Otaku podeira usar suas habilidades em missoes! Pois quem melhor que ele no grupo poderia conseguir comida perto de um rio, depois que todo o estoque de alimentos do grupo pegou fogo por um jutsu de katon mal usado, ou quem deles poderia fazer um retrato falado dos suspeitos melhor do que o Ninja Otaku?

Agora vem as duvidas: Como conseguir mais slots? Em vista de não ser algo OP, mas sim algo para tornar o enredo do jogo mais divertido, eu pensei em fazer deles algo que não precisa ser comprado. Eles apenas "abrem" conforme seu personagem evoluii, simbolizando o aprendizado que ele ganhou de bagagem de vida enquanto treinava e realizava missões. Por exemplo, ao chegar aos 30 pontos, ele poderia ganhar + 1 slot. Depois, aos 50, + 1 slot. O proximo abriria aos 80 pontos! (fiz tudo em uma escala progressiva pq achei que assim evitaria excessos de slots, o que tornaria os players muito auto suficientes, e isso dificultaria a intereção do time, que é pressuposto de 3 ninjas com habilidades distintas, e ainda assim, não seria algo muito lento!)

Para complementar, poderia ter um extra, que quando vc cria-se sua ficha, vc poderia escolher também, até duas inexperiencias! Seriam pericias que você simplesmente não tem! Algo que seu ninja até pode fazer, mas terá mais dificuldade que os outros! Nada muito complicado, só coisas do tipo "Não sabe pescar" ou "incapacidade mental de entender ditados". Coisas que podem vir a atrapalhar, mais não vão matar o ninja (necessariamente) e podem ser compensadas pelo resto do grupo.

Claro, eles teriam que ter alguma influência dos atributos. Seria estranho o jovem Otaku ser um ás no desenho, e ter uma destreza de um miope com catarata, mas eu não vejo como isso pode ser MUITO complicado, já que ele pelo menos, em algo não vai mexer: Dificilmente alguém vai vir reclamar que um cara tá com uma habilidade de cozinhar macarrão muito apelona que precisa ser editada!

É isso, desculpem o post imenso! Abraços, acompanharei o tópico!
Jack
Posted: Mar 24 2011, 02:00 PM

Jack Matadô
Group Icon

Group: Administrador C
Member No.: 12

Só roubar o sistema de funções da SW que da pra fazer isso sem complicar nada....

A proposito.... ótima idéia, curti mesmo xD
Alado
Posted: Mar 24 2011, 03:41 PM

Advanced Member
Group Icon

Group: Moderador
Member No.: 210

Eu também gostei muito, poderia ate usar uma parte extra de pericias, com seus próprios slots, assim pode deixar o personagem mais interessante ainda, ótima idéia man o/
Itsuki
Posted: Mar 24 2011, 05:14 PM

Member
Group Icon

Group: Gennin
Member No.: 224

Meu sonho sempre foi encontrar um fórum de Naruto que tivesse um sistema de perícias não-combativas que não fosse aquela porcaria de sistema de Vantagens/Desvantagens que você paga pontos da ficha e depois nunca mais pode adquirir mais nada. Seria muito interessante para pessoas como eu que prefere um ninja no sentido mais literal (furtividade) do que um cara que usa um jutsu fodaum e mata todo mundo, mas também revela a sua posição.

Enfim, acho bastante bacana e apóio a ideia completamente, seria muito bacana ter perícias que me permitissem expandir a personagem e que essas perícias possam ser aprendidas, e não extremamente limitadas como costuma ser o sistema de vantagem e desvantagem.
Hitto-Sama
Posted: Mar 24 2011, 05:53 PM

Advanced Member
Group Icon

Member No.: 53

tipo eu acho interessante e tal mas seila talvez isto tire a libertade do cara de ter determinadas habilidades e tal, mas seila pode ser q role justamente o contrario. no geral gostei mas acho q isto tem q ser pensado bem, so copiar o da SW por exemplo n ia dar mt certo pq ia ser especializado demais eu acho.
sucrilhoss
Posted: Mar 24 2011, 06:27 PM

Member
Group Icon

Member No.: 138

Achei bacana. mil e uma vezes legal.

Ao meu ver poderia ser incorporado de boa, abrindo-se uma grande variedade de especialidades. Esse sistema dá uma margem maior de interpretação, o que garante um personagem mais único.

Acho filé!
Hitto-Sama
Posted: Mar 24 2011, 07:42 PM

Advanced Member
Group Icon

Member No.: 53

seila eu fico pensando que é meio desnecessario colocar regras em algo q o player deveria ter plena liberdade para escolher...deixar a parada do jeito interpretativo q ta agora talvez fosse melhor...
Negi
Posted: Mar 24 2011, 08:45 PM

Member
Group Icon

QUOTE (Hitto-Sama @ Mar 24 2011, 07:42 PM)
seila eu fico pensando que é meio desnecessario colocar regras em algo q o player deveria ter plena liberdade para escolher...deixar a parada do jeito interpretativo q ta agora talvez fosse melhor...

Tipo Hitto, a parada não é limitar os players, é justamente dar uma base pra ele interpretar o que quer. Qual a diferença de jogar RPG e brincar de faz de conta? É justamente que no RPG, vc tem regras e limitações, justamente pra vc poder interpretar!

Como eu disse, isso seria feito do jeito mais simples possivel, visando não gerar estresses. Eu só não posto mais de como isso seria pq to bastante ocupado até terça, mas que bom que vocês gostaram!
Garu
Posted: Mar 25 2011, 12:03 PM

Member
Group Icon

Member No.: 79

Muito bom Negi. Tem o meu apoio.

Discordo do Hitto, pq justamente acho que eu falar que sei fazer origami, do nada, por exemplo, é meio sem noção. Sem noção pq ngm podria discordar, afinal ngm vive 24hrs com o meu personagem pra dizer o que ele sabe fazer bem fora do mundo shinobi exatamente, então nisso, eu acho que o cara poderia dizer que é bom em várias coisas só pra se sair bem em algumas situações de missão. Isso não reflete a realidade de ngm. Sua vida é feita de escolhas e restrições advindas delas ou não exatamente. A idéia do Negi representa isso.

Aproved. (Y)
Nuwanda
Posted: Mar 30 2011, 05:56 PM

Advanced Member
Group Icon

Group: Administrador
Member No.: 2

Estamos vendo isso na Adm já, pessoal... Não acho legal colocarmos as mesmas perícias da SW, até porque Oda e Kishimoto são TÃO fucking diferentes, que não daria certo.
O sistema, porém, é algo a se pensar.
Negi
Posted: Apr 2 2011, 01:47 AM

Member
Group Icon

Sugestão de sistema:

Primeiro: Como conseguir pericias?

Só pensei nisso de um único jeito: Dando slots para pericias a cada X Lvs. Vamos combinar, se botar pra treino, ninguém vai pegar, pq o objetivo das pericias não é o uso do combate (E vou frisar que sou conta criar qualquer forma de pericia que venha a ser usada DIRETAMENTE para isso): Sugestão:
Começa com 2 slots quando cria a ficha.

No nivel 31 (+10 pontos do inicial): Ganha 1 slots.
No Nivel 51 (+ 20 do inicial) : Ganha + 1 slot
No nível 81 (+ 30 do inicial) : Ganha + 1 slot.

E assim sucessivamente. Porque? Já disse: Limitar o número de slots de modo que o time tenha que buscar na diversidade de suas pericias a solução para facilitar uma missão (ou não xD)

Extra: Impericias: Coisas em que seu personagem é ruim. Você pode começar com 2 delas. Para cada 1 que você escolhe, você tem direito a começar com mais uma pericia. Não tenho sugestões para se ganhar mais pontos em impericias.

Como vão funcionar?

Bem, andei pensando, e pensei em 3 jeitos disso funcionar, e vou usar como exemplo uma pericia que poderia existir: Pescaria.

Jeito 1: Puramente interpretativo:

Pescaria: Conhecedor do comportamento dos peixes, e com um controle além da media de uma vara de pescar ou rede de pesca, o Ninja consegue conseguir um banquete marinho para ele ou seus colegas em apenas um turno.

Jeito 2: Teste contra calculos de dificuldade.

Okay, esse eu realmente não recomendo. Não para agora. A maioria dos RPGs de mesa faz testes que envolvem a habilidade X do personagem do jogador contra um teste de habilidade X, que terá um peso. Se o jogador tiver algo que o dê vantagem ( no nosso caso, uma pericia) soma-se positivamente ao teste, se não tiver, ele só faz o teste seguindo suas penalidades!

Como nosso rpg permite os personagens evoluirem eternamente, e o proprio universo de Naruto permite os ninjas irem de simples gennins até semi-deuses, não acho que seria o sistema mais válido. Como esse é complicado, não criei um exemplo para ele. Isso envolveria uma mudança maior nas regras, e possivelmente afetaria outras áreas do sistema, como as regras de combate, e eu não vejo isso como algo bom para agora. Mas está ai a idéia.

3 - Interpretativo tabelado

É simples: Dependendo dos valores de seu atributo, você conseguirá fazer mais coisas:

Pescaria: Conhecedor do comportamento dos peixes, e com um controle além da media de uma vara de pescar ou rede de pesca.
De 1-7 destreza - O ninja consegue, até o final do turno, juntar até 300Gr de peixe, indo de 3 peixes pequenos até um médio.
De 8 - 15 destreza - O ninja consegue pegar até 600 gramas de peixes, o equivalente a um peixe razoavelmente grande ou até 3 peixes médianos.
De 16 - 25 destreza - O ninja consegue pegar até 1200Kg de peixe até o final do turno. Blablablá....

E assim vai. Pessoalmente, eu gosto mais desse modelo, pois ele dá o gostinho da idéia de evolução, o que permite até mesmo tornar velhas pericias mais uteis e maleavéis com o tempo.

Problemas: Quanto tempo precisa para conseguir fazer uso de uma pericia?
A principio, até o final do turno. Se vai gastar o turno inteiro para fazer isso, eu não sei, falo disso no final do post, pq envolve outra idéia minha.

Quantas pericias pode usar por turno?
A meu ver, quantas você puder. Eu diria que usar + de 1 pericia em um unico turno deveria diminuir a sua efetividade. Se usado o metodo 3, bastaria pegar os valores de até 1 bonus abaixo do atual para as duas, e assim sucessivamente, apra cada nova pericia acrescentada no turno.

O que eu acho que seria melhor: Isso é algo que eu acho que tinha que ter mudado a muito tempo: Já que a regra de limitar o numero de ações por turno não agradou a ninguém, eu acho que certas coisas do forum poderiam gastar + de 1 ação por turno. Não sei já notaram, mas fica cada vez mais dificil fazer uma boa luta quanto mais alto o nivel dos envolvivdos, pois em geral eles já conseguem fazer trocentas ações. Também fica mais dificil de casar todas as ações do usuário. Enfim, isso é uma discusão que foge o objetivo desse tópico, mas fala de um erro no sistema que um dia pode vir a leva-lo a ruina.

Bom final de semana a todos!
vizitriz
Posted: Apr 3 2011, 12:42 AM

Advanced Member
Group Icon

Member No.: 205

* Gostei do intuito mas não tanto da idéia. Honestamente acho que esse tipo de "especialidade" não deveria ter regra em cima, além do óbivo bom senso. Acho difícil fazer algo tabelado uma vez que existe uma infinidade de especialidades "inuteis" que a pessoas possa querer ter, como o exemplo do origami sitado pelo colega uchia ae xD.

Acho que qualquer idéia que venha a acrescetar o valor interpretativo válida, mas acredito que esta especialidade proposta, não deveria ser baseada num regra/escolha fixa, mas sim em cima da interpretação do personagem e concilhiação de suas técnicas. Quero dizer, acho que uma especialidade é um sub-produto do role-play e não um característica obitida por evolução/default.

Quanto a aqueles que descobrem serem super fodas num "ramo de conhecimento" a cada missão, morram, mas vejo a grande maiora interpretando de forma verossimil suas habilidades, o que me leva a contestar a necessidade de tal.

O que mais gostei da idéia mesmo foram as "inabilidades"/"falta de especialidade", pelo fato de ser mais difícil de alguém interpretar isso naturalmente sem um empurrãozinho.

Bem é isso ai, minha opinião, mas estou totalmente aberto a discussões. xD
Negi
Posted: Apr 3 2011, 02:23 AM

Member
Group Icon

Tipo Vizitriz, concordo contigo que muitos players devem saber fazer coisas que correspondam as suas habilidades. Tenho certeza que ninguém do forom com 3 de destreza vai tentar andar numa corda bamba sem chakra. Mas ao contrário do que possa parecer, dar uma especialidade não significa limitar o personagem, de maneira alguma.

Não ter uma habilidade em "Origami" não significa que seu personagem não consiga fazer origamis. Só significa que, claro, seu personagem não será um destaque nisso. Eventualmente, um mestre poderia interpretar que um Chunnin se sai melhor em fazer um origami que um gennin recem criado, por esse ter mais pontos. Ainda assim, acho que ter especialidades aumentam o leque interpretativo por uma simples razão que eu repito: O que diferencia RPG de brincar de faz de contra é se impor a regras. Isso não significa deixar algo menos divertido e necessariamente limitante.

E concordo especialmente no que você disse: As pessoas precisam de um empurrão para interpretarem seus defeitos. Poderia se pensar em tornar obrigatorio, na verdade, ter um número X de "inabilidades", mas acho que isso foge do lado interpretativo. Pode parecer estranho para a história de nosso forum, mas muita gente que joga RPGs menos competitivos adora interpretar os defeitos dos seus personagens, as vezes até mais que seus méritos!
Jayar
Posted: Apr 3 2011, 06:03 PM

Member
Group Icon

Member No.: 326

Olá, Negi. Será que eu poderia opinar aqui?

Primeiramente, eu gostaria de elogiar sua iniciativa e dizer que é uma grande ideia implementar elementos para valorizar o Role-Play. Porem acredito que possamos melhorar o conceito de especialidade.
Não sei que tipo de sistema esta sendo discutido pelos ADM’s, mas se por acaso este tópico servir para ajudar na elaboração, eu gostaria de dar minha contribuição.

Primeiramente, também acho que as especialidades deveriam funcionar de modo paralelo aos atributos, pois como o Itsuki disse, um dos maiores problemas em fóruns baseados em 3d&T era/é o excesso de campos para que os pontos fossem distribuídos.

Como o Garu disse, existe uma tendência de se abusar daquilo que não é regulamentado. Seguindo seu exemplo, não existe uma regra dizendo que o personagem não poderia saber como fazer um origami. Não que eu acredite que TUDO devesse ser rigidamente controlado, excesso de regras geralmente é um dos fatores mais desanimadores em um RPG.
Não considero a opinião do Hitto irrelevante de forma alguma, pois entendo sua preocupação em manter um ambiente interpretativo saudável, afinal, tentar “emular” exatamente o mundo real é um dos maiores erros que um sistema pode ter em minha opinião, sendo que concordo que certos tipos de ação não precisariam ser regulamentados sob uma especialidade.

QUOTE (Proposta)

Pericias

São habilidades adquiridas pelo personagem a partir de sua experiência de vida. Basicamente, pericias não envolvem combate direto, sendo um conjunto de técnicas que possibilitam ou facilitam a realização de determinadas ações.
A principal função das pericias seria ajudar o Shinobi em situações onde o que importa é resolução de um problema que não esta ligado ao seu poder de luta, como conseguir alimento em situações extremas, ou realizar um curativo.

No ato da criação da Ficha, todo personagem tem direito a selecionar uma pericia da lista, e a cada 20 pontos adicionados em seus atributos, ganha o direito de selecionar uma pericia adicional.

Existem dois tipos de pericias: As Técnicas e as Praticas.

Pericias Técnicas: São pericias que são imprescindíveis para que a ação em questão seja executada, sendo que não possuir o conhecimento prévio sobre a atividade em questão simplesmente impossibilita sua realização ou prejudica severamente o resultado. Exemplos: Falar uma língua estrangeira, realizar uma operação, tocar um instrumento musical de cordas, etc.

Pericias Praticas: São pericias que facilitam a execução de ações que, apesar de poderem ser realizadas com base no conhecimento do senso comum, teriam sua eficácia reduzida caso um leigo tentasse realiza-las. Exemplos: Arrombar uma porta, pescar, caçar, improvisar itens em geral, etc.

Cada pericia possui o que chamamos de Atributo Relevante, um atributo entre os sete existentes que determina a aplicação física do conhecimento teórico possuído pelo usuário da técnica.

Basicamente, o valor no atributo relevante determina o nível, da pericia que o personagem pode utilizar.

A partir do nível 2, pericias praticas dispensam testes são automaticamente bem sucedidas, não consumindo ações por turno.

QUOTE (Nivel 1)
Valor entre 1 e 11 no Atributo Relevante: Pericia nível 1. Joga-se 1d6 para calcular o índice de sucesso da ação

1d6 = 1: No caso de pericias Técnicas, o personagem não consegue realizar a ação objetivada, perdendo uma de suas ações por turno. No caso de pericias Praticas, o personagem realiza a ação com dificuldade, consumindo duas de suas ações por turno.

1d6 = 2 a 5: Para pericias Técnicas, o personagem consegue realizar a ação com êxito, consumindo uma de suas ações por turno. Para pericias Praticas, a ação é bem sucedida e não consome ações por turno.

1d6 = 6: O personagem consegue realizar sua ação com êxito máximo, NÃO consumindo nenhuma ação por turno, aplicando-se aos dois tipos de pericia.

QUOTE (Nivel 2)
Valor entre 12 e 21 no Atributo Relevante: Pericia nível 2. Joga-se 1d6 para calcular o índice de sucesso da ação.

1d6 = 1 a 4:Para pericias Técnicas,  Ação Realizada com êxito, consumindo uma de suas ações por turno.

1d6 = 5 ou 6:Para pericias Técnicas, Ação Realizada com êxito, NÃO consumindo nenhuma ação por turno

QUOTE (Nivel 3)
Valores maiores ou iguais a 22 no Atributo Relevante: Pericia nível 3. A ação é automaticamente bem sucedida e não consome ações por turno.

QUOTE (Lista)

Nome: Artesanato (Origamis)
Tipo: Técnica
Descrição: O usuário conhece a arte da dobra do papel, podendo utilizar este material para criar as típicas esculturas orientais.

Nivel 1: O usuário é capaz de criar obras bem-feitas, embora ele não tenha a habilidade para moldar folhas muito grandes ou modelar esculturas complexas.
Nivel 2: O usuário já pode ser considerado um artista, criando obras que combinam mais de uma folha de papel e de complexidade acentuada.
Nivel 3: Um verdadeiro mestre, o usuário com este nível de habilidade é capaz de criar esculturas que transmitem tamanha ideia de movimento que parecem vivas.

Atributo Relevante: Destreza

Nome: Pescaria
Tipo: Pratica
Descrição: Conjunto de técnicas envolvendo a captura de animais aquáticos utilizando aparatos como vara de pescar e/ou rede.

Nivel 1: Um pescador casual, o usuário sabe o que precisa saber para conseguir um jantar.
Nivel 2: O usuário conhece um variedade de tipos de peixe, podendo utilizar tal conhecimento para amplificar a eficácia de sua técnica.
Nivel 3: Praticamente um ermitão da pesca, uma pessoa com este nível de domínio provavelmente poderia agarrar um peixe com suas mãos nuas caso se esforçasse para ter êxito em tal tarefa.

Atributo Relevante: Destreza + Agilidade/2

Dessa forma eu acho que o sistema de pericias se encaixaria na realidade da SF, mas essa é apenas uma visão de alguém que chegou agora, então provavelmente esse sistema não abrange todas as possibilidades .

Para exemplos, utilizei os dois já discutidos, para conveniencia.

Espero ter servido de alguma ajuda.

This post has been edited by Jayar on Apr 3 2011, 06:07 PM
vizitriz
Posted: Apr 4 2011, 12:16 AM

Advanced Member
Group Icon

Member No.: 205

Bom ainda não sou completamente a favor deste adição mas no âmbito da felicidade da maioria darei algumas opiniões/sugestões.

1. Tornar obrigatório para toda ficha UMA imperícia. Porém aquele que de boa vontade desejar, poderá comerçar com TRÊS imperícias. Mas por que alguém faria isso? Pôs isso daria direito a uma progressão mais rápida no aprendizado de novas perícias.

2. Dividir as perícias em dois tipos, como Jayars sugeriu. Apesar deu preferir mudar os nomes para técnicas Complexas e Usuais. Como exemplo: uma operação, ou construção de uma casa seria uma perícia complexa, enquanto que pescar seria usual.

3. Aqui vem a discordância com o Jayar. Eu acho meio chato ter que fazer testes a toda aplicação de perícia. Por isso ao meu ver isso deve ser evitado ao máximo, deixando o role-play e atributos comandarem o show. Exemplificando: Fulano quer pescar as 300 gramas que sua habilidade em pescaria e atributo de destreza 6 (seguindo a proporção do negi), se não tiver nenhuma situação contrária a isso; ta pescando peixes ninjas, no escuro e sem material; o efeito é automático.
Agora fulano tem que alimentar mais 3 colegas e 300gr não é bastante. Isso é ruim né? Bem, ele pode tentar usar sua perícia num nível a cima e ai fazer um rolamento de dados ligeiramente desfavorável, ou muito, tanto faz ao meu ver, se falhar ele não leva nada, nem o que estaria garantido pelo nível anterior

4. Todo uso de perícia leva ao gasto de pelo menos UMA ação, sendo que recomendo que perícias Complexas gastem pelo menos DUAS ações. A real quantidade de ações e o tempo necessário para tal porém deve ficar um pouco a cargo do bom senso e do narrador.

5. Se ainda não ficou claro, prefiro a opção do Negi de perícias tabeladas por nível com a possibilidade do malandro tentar usar o nível acima com o risco de não ser bem sucedido, ou seja, aplicando um teste de dado.

6. Fulano é espertinho, e pensa que já que ele tem garantido 300gramas de peixe por cada ação da perícia pescaria e tem agi 10, tendo 5 ações, decide que gastando três turnos pode alimentar um pequeno exercíto sem risco algum(300x5x3=4500kg). Ou Ciclano tem a habilidade de "localizar", seu grupo esta perdido e ele gasta DUAS ações porque localizar é uma perícia Complexa, porém sua percepção é baixa, e ele não consegue se localizar num território que não conheça, isso requeriria um grau de percepção um patamar a cima, mas ele resolve arriscar, usando um teste de dado. Por azar ele falha, mas sabe que é só ficar lá infinitos turnos que uma hora ele consegue. Esses exemplos vem com o intuito de demonstrar a necessidade de limitar o uso repetido das perícias, ou mesmo o uso por dia.

7. Acredito que toda tarefa que tiver compatibilidade com uma das perícias Usuais se realizada por alguém que não tenha a mesma, deva receber um teste de alguma dificuldade para ser ter um resulto igual a no máximo o primeiro nível da perícia Usual. Enquanto que qualquer tarefa compativel a uma das perícias Complexas é impossível para uma pessoa que não a tenha.

8. Acho legal que cada Perícia Usal tenha uma respectiva Imperícia relacionada.

9. Acho que junto a progressão de pontos totais, deveria existir uma progressão relacionada a sabedoria. Exemplo: ganha-se mais uma perícia ao alcançar nvl. 31, ou alcançar 14 pontos de Sabedoria. Depois mais uma perícia ao alcançar nvl.51, ou alcançar 21 pontos de Sabedoria. Ou seja, com maior sabedoria, mais rápido se aprende perícias.

10. Acho que toda perícia de ordem Complexa deveria ter pré-requisitos a serem cumpridos (uma perícia de base, ou mesmo alguma afinidade, sl), ou custo de dois slots.

11. Acho que começar com duas perícias seria o ideal.

12. NÃO importem o sistem da SW!

13. Como ultima sugestão deixo uma lista de perícias:
a) Sobrevivência: Acampamento, Pescaria, Caça, Herbalogia, Cozinhar
B) Observação: Detecção de Armadilhas, Navegação(localização), Rastreamento
c) Animais: Empatia("entender animais"), Cavalgar, Tratamento(alimentar, pentear, cuidados do dia-dia), Veterinário
d) Sociais: Mentir, Convicção(habilidade de convencer os outros), Traquejo Social(boa educação, facilidade para fazer amigos.)
e) Artísticas: Escultura, Canto, Pintura/Desenho, dança, Instrumento
f) Gatuno: Purga(mão leve para pegar objetos sem ser percebido), Pick lock, Sorrateiro (mover sem ser percebido)
g) Medicinais: Primeiros Socorros, Operações, Diagnósticos
h) Mentais: Memória Eidética(capacidade de lembrar coisas por muito tempo), Lógica(habilidade matemática util para casos mais práticos), Livromaniaco (a pessoa, por ler muito é capaz de em momentos específicos usar uma perícia que não possua( Metronome). Uso de uma vez por dia, exemplo), Conehcimento Histórico
i) "Engenharia": Consertos, MacGyver Soul( capacidade de criar pequenos engenhocas com objetos comuns), edificações(construir inerte), mecância(construir mecânismo móvel)

14. Usem uma progressão com atributos um pouco mais alta. 1-14,15-28,29-42

São apenas sugestões e é necessário estabelecer os níveis e as "dificuldades".

Lembrando que mesmo pessoas comum têm perícias e que algumas deles podem peder parte de sua utilidade frente a alguns jutsus.

Bem é isso aê, espero ter ajudado. Boa sorte com a idéia xD
InvisionFree - Free Forum Hosting
Free Forums. Reliable service with over 8 years of experience.

Topic OptionsPages: (2) [1] 2 

Change Skin By Black Wolf

Hosted for free by InvisionFree* (Terms of Use: Updated 2/10/2010) | Powered by Invision Power Board v1.3 Final © 2003 IPS, Inc.
Page creation time: 0.4648 seconds | Archive
Administrador, Moderador, Estudante, Gennin, Chunnin, Jounnin, Anbu, Sannin, Hokage, Kowloon

RANDOM!

Parceiros
Photobucket

Skin criada por Shukin para a Shinobi Field Origens